Hidroponia permite uma produção mais intensiva

O exito de essa técnica é revelado por sua disseminação em várias regiões do mundo, desde locais muito frios até em regiões de clima tropical. A hidroponia é um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, ou seja, em água.

Hidroponia vem da junção das palavras hydro (água) e ponos (trabalho), assim, omcultivo hidropônico, literalmente, significa trabalho na água ou cultivo na água. A hidroponiaé um sistema de cultivo em que as plantas se desenvolvem sem a utilização de solo, ou seja, em água. Nesse sistema podem ser produzidas hortaliças, frutas, flores, cereais e plantas medicinais.

O desenvolvimento das técnicas de cultivo protegido, nas últimas décadas, trouxe a possibilidade de controlar algumas condições ambientais, como a incidência de chuva, as baixas temperaturas, dentre outras e, com isso, contribuiu para o desenvolvimento da hidroponia, feito exclusivamente em ambiente protegido. Esse sistema vem se expandindo, também, em virtude de pesquisas em técnicas mais eficientes de produção, na criação de equipamentos apropriados e na pesquisa da nutrição das plantas, com a criação de fórmulas específicas para diversas culturas.

O exito dessa técnica é revelado por sua disseminação em várias regiões do mundo, desde locais muito frios, como a Rússia, até em regiões de clima tropical. No Brasil, essa se expandiu para todas as regiões do país, apesar das grandes diferenças climáticas existentes entre elas.

A hidroponia tem grande aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva.

A hidroponia tem grande aplicação em pequenas propriedades, permitindo uma produção mais intensiva. Pode ser feita em áreas urbanas e em locais com sérias restrições à agricultura, com solos muito pobres, regiões áridas, áreas muito inclinadas entre outras. Também tem sido empregada com sucesso em projetos sociais, onde se procura resgatar a dignidade e melhorar as condições de vida das pessoas.

Nela a nutrição das plantas é feita por meio de uma solução aquosa que contém todos os elementos essenciais ao crescimento, em proporções definidas e isentas de quantidades elevadas de elementos potencialmente tóxicos.

Podemos destacá-la, devido às suas vantagens, quanto à economia de tempo e de mão-de-obra; a possibilidade de programar melhor a produção; a oferta constante de produtos; a não necessidade das operações de preparo do solo para o plantio; o melhor aproveitamento dos fertilizantes; a não utilização de máquinas e implementos agrícolas; e o trabalho mais leve, em comparação com o cultivo em solo.

Para ter sucesso na comercialização, é importante que seu produto tenha boa qualidade e atenda à necessidade do cliente, além de ter preço adequado.

Antes de instalar o sistema hidropônico, é preciso fazer uma pesquisa de mercado na região. A pesquisa visa definir quais são as necessidades dos clientes (quais espécies e variedades são consumidas e com que frequência), onde estão os melhores pontos de venda e a quantidade que poderá ser vendida. Para ter sucesso na comercialização, é importante que seu produto tenha boa qualidade e atenda à necessidade do cliente, além de ter preço adequado.

A colheita dos produtos hidropônicos é bastante simples. Como não têm contato com o solo, muitas vezes, basta retirá-los das bancadas e colocá-los na embalagem que vai para o mercado, principalmente, quando se trata de folhosas. As raízes permanecem com a planta, o que atesta sua origem hidropônica e dá maior vida de prateleira para o produto.

Os locais de venda dos produtos hidropônicos são os supermercados, as quitandas,feiras, restaurantes, cozinhas industriais, lanchonetes, cestas entregues em domicílio, dentre outros. Você pode criar uma forma nova e bem sucedida de vender seu produto.

Artigo visto em :http://www.cpt.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *