Vantagens da Hidroponia

Vantagens da hidroponia em relação ao cultivo convencional em solo. 

Produto cultivado tem maior qualidade: Em hidroponia as plantas crescem em um ambiente controlado, onde todas as necessidades das plantas são supridas na quantidade e momento correto. Com isso o tamanho e a aparência dos produtos hidropônicos são constantes durante todo o ano.

 Baixo custo com mão de obra: Como em hidroponia o cultivo é feito sem solo e em um ambiente protegido é menor o gasto com aplicação de agrotóxicos e não há gasto com gradagens, capina, controle de plantas daninhas, etc. Além disso, operações como irrigação e adubação são realizadas de forma automatizada, dispensando então mão de obra.

 Pode ser realizado em qualquer local: uma vez que seu cultivo independe da terra, pode ser implantado mais perto do mercado consumidor. Até podendo realizar cultivos indoor dentro de apartamentos, casas, quintal, jardins, varandas, etc. Inclusive em lugares onde não tem quase luz.

 Não há necessidade rotação de cultura: Diferentemente do cultivo convencional, em hidroponia o cultivo é feito em meio limpo, e sempre que necessário é possível fazer a limpeza e desinfecção do sistema hidropônico. Assegurando assim, boa condição fitossanitária ao processo e a cultura.

Alta produtividade e colheita precoce: Como se fornece às plantas boas condições para seu desenvolvimento não ocorre competição por nutrientes e água, e além disso, as raízes nestas condições de cultivo não necessitam de muita energia para crescer antecipando o ponto de colheita e aumentando a produção.

 Menor uso de agrotóxicos: Insetos e micro-organismos de solo e as plantas daninhas não são problemas em hidroponia, deste modo, não é necessário o uso de agrotóxicos para esse fim. Além disso, o cultivo protegido protege o vegetal da chuva e consequentemente é menor a incidência de doenças fúngicas, com isso há menor uso e custo com fungicidas.

 Menor desperdício de água e nutrientes: Na hidroponia a água e o s nutrientes são fornecidos de maneira racional ao cultivo. Além disso, diferentemente do cultivo convencional, não há perda de adubo por lixiviação e perda de água por escorrimento superficial.

 Oferta de um produto diferenciado com maior valor agregado: por ser um produto de melhor qualidade, aparência e maior tamanho, torna-se um produto diferenciado, podendo agregar à ele melhor preço e comercialização mais fácil.

 Maior vida de prateleira: os produtos hidropônicos são colhidos com raiz, com isso duram mais na geladeira.

 Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *