Sistema Floating de Hidroponia

A hidroponia do tipo Floating também é conhecida como DFT (Deep film technique) e Piscina. Esse sistema leva esse nome pois nele não existem canais de cultivo, existe sim uma mesa de cultivo onde permanece uma lâmina de solução nutritiva. Daí o nome piscina, pois diferentemente dos outros sistemas de hidroponia há uma espessa camada com solução nutritiva.

Nessa piscina são colocadas as bandejas de isopor, deixando correr uma lâmina de solução nutritiva (aproximadamente de 4 a 5 cm) suficiente para o desenvolvimento do sistema radicular das mudas, mantendo o substrato úmido e permitindo a absorção dos nutrientes.

Note que nesse sistema a planta é cultivada em bandejas de isopor e nessa bandeja contém substrato para sustentação da planta e a absorção de nutrientes. Contudo, o substrato usado é inerte e a única fonte de nutriente é a solução nutritiva.

No sistema floating de hidroponia as raízes das plantas estão em parte no substrato da bandeja e outra parta passa o substrato e chega até a solução nutritiva e permanecem submersas na solução nutritiva por todo o período de cultivo, por isso a oxigenação da solução merece especial atenção, tanto no depósito quanto na caixa de cultivo. Para manter o nível de O2 adequado no sistema é necessário a instalação de um tubo “venturi” para permitir a  oxigenação da solução, impedindo dano ao cultivo hidropônico.

Veja abaixo exemplo de uma mesa de cultivo com o sistema floating de hidroponia.

O sistema floating é muito usado no Brasil para a produção de mudas em bandejas de isopor contendo substratos de algodão ou vermiculita. Abaixo temos uma imagem como exemplo de bandeja de isopor para produção de mudas. Essa produção de mudas geralmente é vendida para produtores que cultivam no sistema convencional e não produzem suas próprias mudas.

A hidroponia no sistema floating também está sendo muito utilizada por fumicultores da região sul do país. Isso ocorreu devido a proibição do uso de agrotóxicos usados para desinfecção do solo utilizado para produção de mudas. Frente a isso a única alternativa dos produtores foi o cultivo sem solo em hidroponia.

Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *