Nutrientes Hidropônicos para Ervas

Os sistemas de cultivos hidropônicos são opções eficazes para jardins de ervas de interior, especialmente quando o espaço está faltando para o plantio ao ar livre. Este tipo de cultivos permite controlar as condições de crescimento de suas plantas minuciosamente, produzindo espécimes maiores e mais saudáveis​​, com pouco risco de pragas ou doenças. Como as ervas cultivadas em sistemas hidropônicos não têm exposição a solo natural, no entanto, é importante usar a solução de nutrientes corretos e meios de crescimento.

Erva adequada
As ervas de cozinha mais comuns crescem bem em sistemas hidropônicos. Alguns dos mais comuns incluem manjericão (Ocimum basilicum), erva-cidreira (Melissa officinalis), hortelã (Mentha spp.) e outros membros da família Lamiaceae como sálvia (Salvia officinalis) e alecrim (Rosmarinus officinalis). As ervas altas, tais como capim-limão (Cymbopogon spp.) podem necessitar de apoio extra. Plantas como o gengibre (Zingiber officinale), alho (Allium sativum) e açafrão (Curcuma longa), crescem a partir de rizomas ou bulbos, costumam ser bons candidatos para sistemas hidropônicos caseiros.

Meios de Crescimento
Você pode crescer erva hidropônica utilizando diversos tipos de meios de crescimento, incluindo cubos de raiz estéreis feitos de turfa, vermiculita, fibra de celulose ou lã de rocha. Estes ajudam a suportar as plantas.

Também é possível fazer crescer erva hidropônica diretamente na solução de nutrientes, mas a maioria requer algum tipo de suporte físico. Evite o uso de potes de turfa ou cubos de crescimento produzidos pela jardinagem não-hidropônica, porque eles tendem a desintegrar-se e pode entupir o sistema hidropônico.
Solução nutritiva

Os produtores hidropônicos podem escolher entre uma variedade de soluções comerciais de nutrientes ou fazer as suas próprias. Uma receita comum combina ½ onça de fosfato de potássio, 2 onças de nitrato de potássio, a 3 gramas de nitrato de cálcio e 1 ½ gramas de sulfato de magnésio dissolvido em 25 litros de água morna.

Esta receita também requer ½ litro de sulfato de ferro, o ácido bórico e o clorato de manganês, bem como uma colher de chá de sulfato de zinco e outra de sulfato de cobre para proporcionar micronutrientes importantes. Porque as plantas vão esgotar a solução nutritiva ao longo do tempo, tem que mudar a solução de três em três semanas para evitar danos nas plantas.

Considerações

Embora a solução nutritiva básica vá manter a maioria das ervas em boas condições, a maioria das plantas vão crescer melhor, se receber alguma atenção especial. Por exemplo, manjericão cresce melhor quando recebe de 80 partes por milhão de magnésio, enquanto rúcula (Eruca sativa) requer cobre adicional para produzir folhas mais saudáveis ​. Algumas espécies de ervas, como a sálvia e hortelã, não necessitam de alterações no equilíbrio da solução nutritiva.

Artigo visto em http://homeguides.sfgate.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *