Como estimular o crescimento da raiz das nossas plântulas ou estacas?

Neste artigo vamos mostrar como se estimula o crescimento da raiz sem usar produtos químicos.

O sucesso dos sistemas de NFT (Nutrient film technique), DFT (Desp film technique), Raiz flutuante e Aeroponia, dependem do enraizamento das plântulas que vamos a transplantar a estes. Para estimular o enraizamento devemos instalar um micro sistema de oxigenação com mangueiras de 5×3 mm para bombas de ar com a finalidade de injetar oxigênio ao sistema em geral.

Colocaremos a bomba e a mangueira dentro de um recipiente plano tipo bandeja como se mostra a continuação:

Primeiro dever de desinfetar os materiais com álcool ou cloro no caso de que seja com cloro devemos enxaguar muito bem e se é com álcool só deixa que este se evapore.

Depois fecharemos um dos laterais da mangueira de 5×3 mm, faremos da seguinte forma; dublaremos a mangueira (1) em duas ocasiones (2) e depois colocaremos fita isolante para que não se desenrole e fique bem selada (4 e 5).

Agora colocaremos dentro da bandeja plana a mangueira de 5×3 mm e começaremos pelo lugar em onde selamos esta (1) e a fixaremos com fita isolante ou americana ao piso da bandeja (2), a mangueira tem que ficar bem distribuída pela bandeja e a puder ser em forma de “U” (3).

Depois esquentaremos uma agulha e faremos umas perfurações ou buraquinhos só na parte superior da mangueira.

Para terminar cortaremos o excedente da mangueira (1) e a conectaremos esta á bomba de ar (2), esta a sua vez ao temporizador ou timer (3) o qual programaremos para 5 ligações de 2 minutos. Por ultimo conectaremos o temporizador na toma elétrica (4).

Uma vez que já esteja pronto o sistema devemos de testar este, no caso que não saiam bolhas como se mostra na imagem teremos que tirar a água da bandeja, secar a mangueira e voltar a perfurar com a agulha.

Uma vez que tenhamos o sistema de oxigenação testado e funcionando corretamente colocaremos a bandeja de germinação ou propagação de estacas dentro da bandeja com água. Na bandeja de germinação ou propagação de estacas podemos usar diferentes tipos de substratos, sendo os mais comumente usados: lã de rocha, perlita, vermiculita, areia, turfa, peat moos, etc.

Podemos colocar na água um estimular de enraizamento orgânico, isto aumentara ainda mais o sucesso no enraizamento. Mas lembre sempre usar estimulantes 100% orgânicos ou senão só utilizar água com o ph de 6.0 e EC de 0.3 ms/cm.

Finalmente tem que conferir que a água ou a solução nutritiva esteja tocando a parte baixa da bandeja de germinação ou propagação.

Lembra que o comportamento da raiz é muito diferente quando se estimula o crescimento da mesma, já que quando deixamos uma bandeja com água a raiz atravessa o substrato ate chegar ao água ou á solução nutritiva orgânica onde continuara crescendo como se mostra na foto do lado esquerdo.  Porem, quando a irrigação se faz na parte superior do germinador ou propagador a raiz só se desenvolve no substrato porque ai é onde se encontra a umidade necessária como se mostra na imagem da direita.

Quanto maior seja o tamanho da raiz maior será a esperança de vida que terão as plântulas ou estacas porque assim poderão absorver melhor os nutrientes necessários.

Uma vez que as plantas estejam bem enraizadas já poderemos tirar estas da bandeja de germinação ou propagação e transplantar aos vasos para cultivo orgânico ou a nosso sistema de hidroponia.

Artigo visto em: www.hydroenv.com.mx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *