Aeroponia – Um tipo de hidroponia

Hidroponia é o cultivo vegetais sem o uso de solo. Contudo, existem várias formas de sistemas hidropônicos ou tipos de hidroponia. Mas, todos com o mesmo objetivo: cultivo sem solo. Dentre essas técnicas estão o NFT (Nutrient Film Technique), Floating e Aeroponia.

Em aeroponia, não é utilizado nenhum tipo de substrato. Essa técnica hidropônica surgiu com a necessidade de otimizar espaços, ter maior produtividade e eficiência na hidroponia. É um sistema muito similar ao NFT link, diferindo basicamente na disposição espacial dos canais de cultivo.

O espaço de cultivo é otimizado pois na aeroponia as plantas são cultivadas suspensas no ar, tendo como sustentação canos de PVC que podem ser dispostos no sentido horizontal ou vertical, permitindo um melhor aproveitamento de áreas e a instalação de um número maior de plantas por metro quadrado de superfície da estufa, obtendo-se, assim, um aumento direto de produtividade.

Aeroponia Vertical

Neste sistema utiliza-se tubos de PVC de quatro polegadas, de cerca de 2 m de comprimento. Esses tubos recebem perfurações laterais para adaptação das mudas. As colunas são dispostas paralelamente, deixando-se espaços de 1,40 m entre elas, formando grupos. Entre os grupos se deixa o espaçamento de 1,80 m. Maneja-se a formação de grupos de modo que a luminosidade e a temperatura sejam as desejáveis para boa produtividade.

Veja abaixo imagem exemplo de cultivo hidropônico de alface em aeroponia vertical:

O funcionamento da aeroponia é muito similar ao sistema NFT. Cujo sitema inclui, bomba de recalque da solução nutritiva, timer e reservatório da solução. Sendo que a solução nutritiva entra pelo alto da coluna, passa ao longo da mesma, é recolhida na parte inferior, é filtrada e retorna ao reservatório.

Abaixo imagem do desenvolvimento das raízes em um tubo de aeroponia vertical:

Aeroponia Horizintal

Aeroponia horizontal consiste fundamentalmente em cultivar as plantas em tubos de PVC de 12 a 15 cm de diâmetro, em cujo interior passa a solução nutritiva. Os tubos são colocados com inclinação de 1-3%. A solução entra pela parte mais alta do tubo saindo pela outra extremidade. As mudas são colocadas, nos tubos de PVC, em perfurações de 3-4 cm de diâmetro e no espaçamento indicado à cultura. Os tubos de PVC são colocados um em cima dos outros, a 1 m de distância, paralelamente.

Veja abaixo exemplo de aeroponia horizontal:

A aeroponia pode ser feita também somente com a nebulização das raízes com solução nutritiva. Nesse caso não são utilizados tubos de PVC para solução nutritiva. Existe apenas uma estrutura para sustentação das plantas.

Para melhor entendimento veja a imagem abaixo:

Artigo visto em: www.todohidroponia.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *