Cuidados que garantem o sucesso da sua horta em hidroponia

A hidroponia…

…é uma das melhores maneiras para cultivar vegetais e ter legumes frescos em casa durante o ano inteiro. Também é uma excelente alternativa para o cultivo de diversas plantas em espaços pequenos, como a varanda de seu apartamento ou no jardim da sua casa. Em hidroponia não é necessário solo para o desenvolvimento das plantas e as raízes não precisam crescer muito para encontrar água e nutrientes. Em vez disso, os nutrientes e a água são fornecidos através de uma solução nutritiva em quantidade ideal para o pleno desenvolvimento dos vegetais. Com isso o sistema radicular é pequeno e as plantas apresentam rápido crescimento e alta produção.

Principais elementos que garante o sucesso da produção hidropônica.

Existem muitas vantagem da hidroponia em relação ao cultivo convencional com solo. Pois todos os elementos necessários para o desenvolvimento das plantas podem facilmente ser controlados e mantidos. Os principais elementos que garantem o sucesso do cultivo em hidroponia são a luz, a temperatura, a umidade do ar, o pH da solução nutritiva e a água.

A luz

Quando a hidroponia é feita dentro de casa a luz pode ser o elemento determinante para o sucesso do cultivo hidropônico. Pois plantas não crescem sem a incidência de luz em suas folhas. Nesse caso a luz pode ser natural, deixando o sistema hidropônico perto de alguma janela. Também podem ser utilizadas lâmpadas para fornecer luz para as plantas. A intensidade da luminosidade necessária varia conforme a estação do ano a espécie cultivada.

Temperatura, umidade e pH

Condições de temperatura, umidade e pH da solução nutritiva são muito importantes na produção hidropônica. A temperatura ótima para o desenvolvimento de plantas em hidroponia está entre 20 e 30°C. Fora deste período as plantas podem não se desenvolver. A umidade do ar deve estar entre 50 e 70%. Essa condição de umidade é uma condição normal do ambiente, então é facilmente mantida. O pH da solução nutritiva é igualmente importante e deve ser monitorado regularmente. O pH deve ser mantido entre 5,8 e 6,3. Em valores de pH menores que 5,8 e maiores que 6,3 a planta não consegue absorver os nutrientes necessários, prejudicando o seu desenvolvimento.

Nutrientes e água

Existem nutrientes (adubos) próprios para hidroponia, que podem ser facilmente encontrados em agropecuárias. Existem também vários tipos de adubos cada um para um tipo de cultura. Como não há solo, esses adubos/nutrientes são fornecidos a planta juntamente com a água, formando uma solução nutritiva. A qualidade da solução nutritiva é um dos principais elementos para o sucesso do cultivo hidropônico, seja comercial ou uma horta caseira. Existem várias formas de ser fornecer a água e os nutrientes para as plantas, entre eles então a aeroponia, o floating e o sistema NFT de hidroponia.

Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *