Biofertilizante Anaeróbico – Usos, aplicação, dosagem, armazenamento

O que é Biofertilizante?

É um produto agrícola de baixo custo e rápido preparo (20 a 40 dias), saudável para o produtor e consumidor e não agressivo ao meio ambiente. É produzido a partir da mistura de estercos, enriquecido ou não com uso de cinzas e fosfatos, em meio aquoso sem a presença de oxigênio. O próprio nome diz, bio-(vida)fertilizante, ou seja, é um adubo vivo, pois é constituído de microorganismos vivos.

Como é feito o Biofertilizante?

Ele é feito a partir do processo de fermentação sem a presença de ar.

Para que serve o Biofertilizante?

O biofertilizante serve para nutrir e proteger as plantas que estão sendo cultivadas além de melhorar a terra pois faz com que aumente a retenção de água e a facilidade de infiltração. O biofertilizante se aplica nas folhas da planta e vem absorvido pela mesma, enriquecendo-a com elementos que são necessários para garantir o bom funcionamento do seu metabolismo.

Por que fazer o Biofertilizante?

1. Porque muitos nutrientes são liberados e transformados para que planta absorva mais facilmente.
2. Porque ele aumenta a quantidade de microorganismos benéficos presentes no
solo, reduzindo a possibilidade do aparecimento de doenças.
3. Porque no processo de produção, ele produz gás que pode ser aproveitado em
processos de combustão na fazenda.

Como monitorar a fermentação sem a presença de ar do Biofertilizante?

Sempre observar se há saída de bolhas de gás pela mangueira, isso indica que não há entrada de ar por outro lugar e a fermentação segue normalmente. O gás que sai não tem um cheiro muito agradável (gás metano). Esse gás pode ser encanado e comprimido, pois é combustível.

O que é Ruim para o Biofertilizante?

1. Usar esterco seco;
2. Deixar qualquer resíduo no tambor;
3. Deixar entrar ar dentro do tambor;

Qual o Problema se houver:

1. Usar esterco seco O esterco seco perdeu a diversidade de microorganismos. Isso deixa o biofertilizante pobre em microorganismos que venham do trato digestivo dos animais.
2. Deixar qualquer resíduo no tambor dependendo do tipo de resíduo, ele pode matar os microorganismos, alterando a fermentação e a qualidade do produto final.
3. Deixar entrar ar dentro do tambor haverá desenvolvimento de outros microorganismos, aqueles que se desenvolvem com presença de ar e morte dos outros, perdendo o biofertilizante.

Quando Saber se o biofertilizante está pronto?

Se ficar alguns dias sem borbulhar e que já tenha passado pelo menos uns 20 dias, é porque o processo de fermentação está terminado e o biofertilizante está pronto.

Como Armazenar o biofertilizante?

O biofertilizante deve ser armazenado ao abrigo de luz direta e da chuva em tambor plástico. Não é necessário ter fechamento hermético (é só na fermentação que precisa ser fechamento hermético). Usar dentro do mês seguinte ao da preparação.

Como usar o Biofertilizante em Culturas anuais, pomares e hortaliças de
folha?

O biofertilizante será aplicado com uma diluição de 2 litros em 100 litros de água e misturado com 200 ml de melaço ou 200 gramas de rapadura para facilitar a absorção das plantas. Aplica-se a cada 10 15 dias (múltiplas aplicações). Molhar bem as folhas. Para seu uso, o biofertilizante deverá ser coado primeiramente em peneira e depois em pano. Aplicar sozinho.

Como usar o Biofertilizante em hortaliças de frutos (berinjela, tomate, quiabo, vagem, pepino, etc.)?

O biofertilizante será aplicado com uma diluição de 4 litros em 100 litros de água e misturado com 400 ml de melaço ou 400 gramas de rapadura. Aplica-se a cada 7 dias. Molhar bem as folhas. Para seu uso, o biofertilizante deverá ser coado primeiramente em peneira e depois em pano. Aplicar sozinho.

Como usar o Biofertilizante no solo?

Pela primeira aplicação no solo, aplica-se 1 litro a cada metro de sulco ou 10 litros por metro quadrado. Nos plantios subseqüentes, reduzir a dose pela metade.

Como usar o Biofertilizante em produção de mudas de hortaliças?

O biofertilizante será aplicado com uma diluição de 80 ml em 20 litros (um pulverizador costal) de água. Aplica-se a cada 7 dias. Molhar bem as folhas. Para seu uso, o biofertilizante deverá ser coado primeiramente em peneira e depois em pano. Aplicar sozinho.

Como usar o Biofertilizante como Inseticida?

O biofertilizante será aplicado com uma diluição de 10 litros em 20 litros de água com pulverizador costal. Aplica-se apenas uma vez e observa-se o resultado no outro dia. Cuidar para não nutrir muito a planta ou cultivo com nitrogênio (a planta ficará com um verde intenso).

Resumo – Biofertilizante Anaeróbico

Quando posso aplicar?                 Após 30 dias
Como aplicar?                                 Sobre as plantas via bomba costal ou atomizador
Onde aplicar?                                  Sobre as plantas
Em que dosagem?                         Diluir 2 litros em 100 litros de água
Armazenamento:                            Dentro de tambor plástico tampado
Validade:                                          1 mês

É importante  lembrar não deixar entrar ar durante a preparação.

Artigo visto em: http://www.adaptasertao.net/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *