Os Cultivos hidropônicos eliminam muitos dos problemas freqüentemente associados com jardinagem, uma vez que deixam de existir animais escavadores ou pragas com origem no solo. Os Tubérculos como nabos, rabanetes, cenouras e beterrabas podem ser cultivados em sistemas hidropônicos. Enquanto eles vão crescer bem usando diferentes tipos de métodos hidropônicos, uma das maneiras mais fáceis é um sistema de fluxo e refluxo que usa os meios de comunicação o suficiente crescente para apoiar as plantas do início ao fim.
1 – Encha a bandeja das plantas com perlita. Coloque a bandeja sobre uma mesa ou prateleira onde vai receber de seis a oito horas de luz solar por dia. Ajuste o recipiente de plástico no chão ou numa prateleira que fique em baixo á bandeja das plantas.
2 – Conectar uma extremidade do tubo de drenagem á bandeja. Coloque a outra extremidade num recipiente de plástico de 10 litros. O tubo vai permitir que a solução de nutrientes vá se movimentar para abaixo a partir do tabuleiro (bandeja) para o compartimento, o qual age como um reservatório sempre que a solução nutritiva seja irrigada.
3 – Conecte uma extremidade da segunda seção da tubulação de saída da bomba submersível. Coloque a bomba na posição correta no recipiente de plástico e leve a tubulação da bomba até a bandeja. Use um grampo flexível para assegurar esta, depois coloque a tubulação sobre o borde do tabuleiro de maneira que o fluxo de nutrientes da tubulação vai ir à direção da bandeja quando a bomba seja ligada.
4 – Espalhe as sementes por cima da perlita, e sem demora cubra as sementes cuidadosamente com uma camada muito fina de perlita. Molhe-as suavemente, têm que regar várias vezes ao dia, até que as sementes germinem e se estabilizar. Uma vez que elas surgiram, você pode mudar a quantidade de solução nutritiva nas irrigações que a bomba faz.
5 – Joga suficiente solução nutritiva no lixo (sempre é melhor jogar as soluções nutritivas no lixo ou na terra que jogar pela pia da cozinha, já que hoje dia os rios e mares estão muito contaminados por causa da lixiviação dos detergentes, fertilizantes, etc.) para assim puder encher a bandeja de planta. O líquido deve chegar a uma polegada do topo da bandeja.
6 – Ligar a bomba e medir o tempo que demora em encher o piso da bandeja. Ajeite o temporizador para se ligar três vezes por dia ou quatro se o ar estiver muito seco ou quente.
Artigo visto em http://homeguides.sfgate.com