Substratos para Hidroponia

Em hidroponia, as plantas são cultivadas em um meio aquático, sem a presença de solo. E os nutrientes necessários são fornecidos por uma solução nutritiva. O cultivo em hidroponia depende, contudo, de um meio para sustentação das plantas e suas raízes e um meio para transferência dos nutrientes da solução até as raízes. Para isso são utilizados alguns materiais inertes, que não fornecem nenhum nutriente a planta, apenas servem como substrato para o crescimento das raízes.

Principais substratos usados em Hidroponia:

Lã de Rocha

É um meio manufaturado por fusão de lã de rocha, o qual é transformado em fibras e usualmente prensado em blocos e pranchas. Sua principal característica é que contém muitos espaços vazios, usualmente 97%, isto permite absorver níveis muito altos de água, enquanto que também um bom conteúdo de ar. A lã de rocha também é usada frequentemente como pequenos blocos iniciadores para ser transplantados em outros substratos ou em sistemas baseados em água.

Perlita 

A perlita é um produto de origem vulcânica e pode ser encontrada somente em algumas regiões do mundo. A característica que a difere dos demais minerais vulcânicos é a capacidade de expandir-se, quando aquecida a altas temperaturas, de quatro a vinte vezes seu volume original. Quando a perlita moída é aquecida a mais de 900°C, se expande de maneira similar a pipoca. Este fenômeno se deve a presença de água retida dentro do mineral cru.

Escória

É uma rocha ligeiramente aerada, natural conhecida com vários nomes: “tuff” em Israel e “picón” em Ilhas Canárias. A escória é um substrato pesado (800kg/m3) e portanto só é usado onde é um recurso local.

Argila Expandida

A argila expandida é um produto usado na construção, mas também pode ser usado como substrato na hidroponia. Este esta feito de rocha vulcânica e cada bolinha coberta com uma cobertura de barro. É um substrato leve e ajuda á fácil expansão das raízes alem de ter uma grande retenção de umidade. Em jardinagem é mais usada para decoração ou drenagem dos vasos em substituição de pedras.

Serragem

Foi um dos primeiros meios usados comercialmente, ainda é usado no Canadá, onde recentemente, só tem sido ultrapassado em popularidade pela lã de rocha. Também é o principal meio no Sul da África e Nova Zelândia e é usada em certo grau em outros países, incluindo Austrália.

Fibra de Coco

Recentemente tem sido adicionado favoravelmente como meio hidropônico. Existe uma quantidade significativa usada na Holanda e um pequeno uso em outros países.

Produtos de Espuma

São usados vários tipos e marcas de espuma, frequentemente com bom resultado e alguns por mais de 20 anos, mas seu uso ainda está limitado. Têm sido vistos pelos produtores como muito caros.

Arquivo visto em: www.tudohidroponia.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *