Sistema Hidropônico com tubos de PVC – Tipo NFT

Passo 1: Determine o local de instalação

O sistema hidropônico deve ser localizado em um ambiente parcialmente fechado  e protegido, como uma estufa ou pátio de casa protegido da chuva. O piso deve estar nivelado para garantir a cobertura total da água e nutrientes para as plantas do sistema.

Se for colocar o sistema hidropônico ao ar livre, proteger o sistema de elementos como vento e verificar o nível da solução nutritiva com frequência para evitar perdas devido a evaporação. Durante os meses mais frios o sistema hidropônico pode ser levado para dentro de casa e colocar em local iluminado.

Passo 2: Construção do Sistema Hidropônico

Esse sistema consiste em seis linhas de cultivo feitas com tubos de PVC, treliças de sustentação feitas também com tubos de PVC, um tanque para solução nutritiva com 50 litros, uma bomba e um manifold.

O tanque fica posicionado abaixo das linhas de cultivo e a bomba dentro do tanque para empurrar os nutrientes até as plantas através de um coletor de tubos de PVC menores. O coletor fica no topo dos tubos e envia água pressurizada aos tubos de cultivo. No tubo de PVC para cultivo são feitos furos onde serão cultivadas as plantas. Dessa maneira a solução nutritiva escoa pelos tubos e entra em contato com as raízes das plantas fornecendo assim os nutrientes necessários.

Passo 3: Mistura dos nutrientes no tanque

Encha o tanque de 50 litros com água. Em seguida adicione dois copos de nutrientes no tanque (assim como recomendado no rótulo do fertilizante). Em seguida ligue a bomba e deixe o sistema hidropônico funcionar por cerca de 30 minutos para misturar bem os nutrientes.

Passo 4: Colocar as plantas nos tubos de cultivo

Uma das maneiras mais fáceis de cultivar uma horta hidropônica é a utilização de mudas compradas. Especialmente se você não tem tempo para cultivar as mudas desde a semente.

O segredo é escolher as plantas mais saudáveis que você encontrar. Em seguida remover todo o solo de suas raízes. Para fazer isso mergulhe as raízes das plantas em uma balde com água até que todo o solo se desprenda das raízes.

Após limpar as raízes, colocar as plantas em copos de cultivo e em seguida adicionar pedrinhas de argila expandida ou outro substrato para manter as plantas no lugar e em posição vertical.

Passo 5: Ligar a bomba e monitorar o sistema

Verifique o nível da solução nutritiva diariamente. Em lugares muito quentes pode haver muita perda de água devido a evaporação. Deve se verificar o pH e a concentração dos nutrientes com frequência. A bomba deve funcionar em tempo integral, então nunca deixe o tanque secar ou a bomba pode queimar.

Passo 6: Monitore as pragas e possíveis doenças

Procure frequentemente os sinais de danos por insetos e de doenças foliares.

Uma planta doente pode infectar rapidamente todas as outras. Então remova as plantas doentes imediatamente. Plantas cultivadas no sistema hidropônico estão menos sujeitas a doenças pois não estão expostas a chuva o que dificulta a proliferação de fungos.

Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *