Principais benefícios do cultivo em hidroponia

A hidroponia tem inúmeras vantagens quando comparadas ao cultivo convencional. Aqui citaremos apenas 5 dos principais benefícios do cultivo em hidroponia.

Hidroponia necessita 90% menos de água e fertilizantes

No cultivo convencional de plantas com solo, grande parte da água fornecida por irrigação é perdida por evaporação ou por escorrimento superficial, levando junto os nutrientes contidos no solo. O sistema hidropônico, é um sistema fechado e toda água contida nele é fornecida para as plantas e a perda por evaporação e muito baixa e a perda por escorrimento não existe. Com isso há uma otimização no uso da água e nutrientes da solução nutritiva.

Em hidroponia quase não há poluição

Em hidroponia os vegetais são cultivados em um ambiente controlado e sistema fechado. Com isso, diferentemente do sistema convencional, não ocorre ação da chuva, gerando o escorrimento superficial que leva fertilizantes tóxicos ao rios. O escoamento superficial de água leva nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio até rios e mananciais hídricos. Essa carga de nutrientes pode levar o crescimento de algas e tornar a água imprópria para o consumo.

Rápido desenvolvimento da cultura

Em hidroponia os vegetais se desenvolvem até 3 vezes mais rápido. Além disso, os vegetais podem ser cultivados em densidade 5 vezes maior que no sistema convencional. Isso ocorre pois em hidroponia são dadas condições plenas de água, nutrientes e oxigênio para que a planta se desenvolva com sua máxima capacidade. Isso torna possível o cultivo hidropônico em apartamentos e em pequenos lugares.

Menos trabalho

Por ser cultivado em ambiente protegido, não há trabalho com capina, pouca sujeira, poucas aplicações de inseticidas e fungicidas. Basicamente a única manutenção envolvida é o monitoramento da solução nutritiva e a colheita.

Não necessita o uso de herbicidas

Como é realizada em ambiente protegido e sem solo, não nascem plantas daninhas. Sem plantas daninhas não há necessidade de aplicação de herbicidas.

Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *