Hidroponia em casa: Como fazer?

Hidroponia em casa

Você pode comprar seu sistema o construí-lo em sua casa”

A hidroponia é uma excelente forma de cultivo de vegetais em pequenos lugares. E isso pode ser feito inclusive em grandes centros urbanos na sua casa e até mesmo em um apartamento.

A hidroponia consiste no cultivo de vegetais sem solo, com isso, pode ser feito em qualquer lugar que tenha luminosidade do sol. Isso inclui a varanda da sua casa.

Ao contrario do que muitos pensam fazer hidroponia em casa não é caro. Atualmente existem no mercado sistemas hidropônicos projetados para pequenos espaços e com preço bem acessível.

A hidroponia é uma técnica muito simples. Então é perfeitamente possível construir em casa o próprio sistema hidropônico para cultivo de alguma espécie vegetal.

Kit de hidroponia pronto:

Um sistema hidropônico caseiro com o que qualquer pessoa possa cultivar sua salada em casa.

Veja abaixo imagem do kit para hidroponia caseira:

Este kit de hidroponia permite o cultivo de cerca de 20 plantas/mês e pode ser utilizado para alface, agrião, rúcula,  salsa, cebolinha, coentro, etc.

O tempo de cultivo até a colheita dos vegetais varia conforme a espécie cultivada, no caso da alface leva em média de 40 a 50 dias de semente até colheita.

As sementes utilizadas são as mesmas que no cultivo tradicional no solo, e as mudas podem ser feitas com qualquer processo; espuma fenólica, vermiculita, fibra de coco e até no algodão.

Este é um sistema hidropônico pequeno, mas completo, a única coisa que precisamos nos preocupar é a reposição da solução nutritiva, que é facilmente encontrada em agropecuárias.

Fazer Kit de hidroponia em casa:

Devido a simplicidade do sistema, é perfeitamente possível construir seu próprio sistema hidropônico em casa, no tamanho e no lugar que desejar, utilizando materiais fáceis de encontrar. Contudo, nem todo sistema hidropônico é barato e simples. O sistema mais barato e simples é o NFT, mas também pode ser feito em aeroponia.

Para construir um pequeno sistema hidropônico devemos ter em mente algumas coisas que constituem o sistema, assim poderemos dominar a técnica e fazer as modificações e aprimoramentos que acharmos necessários.

Principais componentes do sistema hidropônico caseiro:

1 – Canal de cultivo. É onde as raízes se desenvolverão e onde passará a solução nutritiva. O canal de cultivo pode ser feito com diferentes tipos de materiais. O mais comum é o uso de tubos de PVC de 75mm. O tubo de PVC é fácil de encontrar, fácil de trabalhar e é barato.

2 – Reservatório. É o lugar onde fica armazenada a solução nutritiva que circula através das raízes das plantas. Para reservatório também podem ser utilizados vários materiais, como por exemplo, um galão de água. É importante que o reservatório não deixe passar luz para solução nutritiva.

3 – Bomba. A bomba é necessária para transportar a solução nutritiva do reservatório até os canais de cultivo. Para hidroponia em casa, uma bomba com vazão de aproximadamente 100 L/hora já está bom. A bomba pode ser facilmente encontrada em agropecuárias e com preço acessível.

4 – Tubulação de transporte. É uma mangueira conectada a bomba, para transportar a solução nutritiva do reservatório até o canal de cultivo, onde estão as raízes.

5 – Temporizador. Ou timer. É utilizado para controlar o funcionamento da bomba. Pois o fluxo de nutrientes não precisa ser constante, então o timer liga e desliga a bomba em intervalos de geralmente 15 minutos.

6 – Bancada. Para sustentação dos canais de cultivo é necessário a construção de uma bancada. A bancada pode ser feita de madeira ou tubos de PVC. Os canais de cultivo também podem ser fixados em um muro ou parede, dispensando a bancada.

O sistema pode ser mais simples que o mostrado acima. Podendo ter apenas um canalde cultivo e ser fixado em uma parede. Esse sistema pode ser visto na imagem abaixo:

Um pequeno sistema de hidroponia caseiro, como nos exemplo mostrados acima, podem ser feitos com aproximadamente R$ 150,00.

Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *