Como definir um sistema NFL para o cultivo de pepeinos e tomates

Vou compartilhar um pouco de informação sobre como eu configurei o meu sistema NFT (Nutrient Film Tecnologia) para o cultivo de meus pepinos e tomates este ano. As fotos estão feitas durante a construção do sistema e algumas semanas depois para que você possa ver como as plantas estão crescendo no sistema NFT.

Eu uso dois conjuntos de canais cada ano, um para os pepinos e outro para os tomates. Os tanques que estou usando consistem dum tanque de fundo feito de plástico onde tem a corrente de nutrientes, definido no topo do tanque. O nutriente é bombeado desde a parte de baixo para o canal superior e dai fluir novamente para abaixo ao canal no qual volta a entrar no tanque de fundo. Ao contrário de usar um sistema de cultivo com muitos tubos, com este há muito pouco risco de vazamentos, pois tudo é muito homogêneo e independente.

Como você pode ver nesta foto eu já tenho a solução de nutrientes bombeando para dentro do canal, eu faço isso para que o sistema esteja um ou dois dias com a solução de nutrientes para assim a mesma se misture bem. Então, eu posso fazer uma leitura adequada do nível de pH, CE e do nível de concentração dos nutrientes. Estas são provavelmente as coisas mais importantes no cultivo hidropônico, por isto eu verifico e ajusto regularmente estes. Depois de cultivar com estes sistemas por alguns anos, um parece ter a sensação de saber como os nutrientes e os níveis de pH e CE aumentam ou diminuem quando as plantas estão utilizando mais nutrientes ou se as necessidades destas trocam.

A foto mostra o tapete espalhador do canal de nutrientes. Esta esteira ajuda a espalhar os nutrientes de maneira uniforme ao longo do canal e também dá as raízes das plantas algo para se agarrar enquanto elas estão crescendo. Depois que as plantas acabam de crescer este tapete inteiro é de cerca de uma polegada de espessura, com raízes.

Estes canais geralmente, mais não sempre, vêm com um pedaço de “Correx” que cobre todo o canal, mas com esses canais sendo tão grandes tenta reutilizar o Correx já que é muito flexível e muito caro para você mudá-lo a cada ano.

Se você já leu meus anteriores Blog posts de cultivo de morangos, você vai saber que eu estou usando revestimento de paredes este ano, que é muito duro e fácil de usar. Depois de cortar os comprimentos de revestimento de parede de acordo com a largura dos canais, junto todos como você pode ver na foto.

Agora temos as capas prontas para assim depois possa colocar as plantas no sistema. Eu já marquei as vagas onde quero colocar as plantas e usei a minha multifuncional Dremel para fazer os furos nas capas. Este sistema pode valer para outros anos.

A imagem abaixo é do produto final e duma das plantas quase prontas para serem transplantadas mostrando as abundantes raízes. A planta está crescendo num cubo de lã de rocha de Grodan. Eu vou criar um blog completo em breve detalhando exatamente como propagar minhas plantas a partir de sementes.

Nas imagens mostro como estavam crescendo os dois cultivos (tomates e pepinos). Aqui os cultivos estão com duas semanas de crescimento.

As fotos abaixo mostram como os sistemas estão agora, com 4 semanas já existem frutos nas plantas de pepinos e tomates e tivemos o primeiro pepino no fim de semana.

Nada supera o produto crescido a partir do seu próprio jardim.

Artigo visto em http://blog.ellams.com/

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *