Cuidados com a solução nutritiva para Hidroponia

O sucesso e o pleno desenvolvimentos dos vegetais em hidroponia depende principalmente da qualidade da solução nutritiva. Visto que é da solução nutritiva que a planta retira todos os nutrientes para seu desenvolvimento.

Então algum cuidados devem ser tomados em relação a manutenção da qualidade da solução nutritiva.

Os Principais fatores de qualidade da solução nutritiva são: 

A temperatura da solução para hidroponia:

A temperatura da solução ideal para as plantas cultivadas em hidroponia está na faixa de 18ºC a 24º C no verão e 10ºC a 16ºC no inverno. Temperaturas muito acima ou abaixo desses limites causam danos à planta, pois as plantas tem dificuldade em absorver nutrientes em temperaturas extremas.

Nível de oxigênio na solução:

Em hidroponia é preciso manter a solução nutritiva oxigenada, para manter a absorção de nutrientes pelas raízes. A oxigenação da solução nutritiva pode ser feita durante a circulação da solução no retorno ao reservatório ou com a aplicação de ar comprimido ou oxigênio.

Condutividade elétrica: 

Esse controle é de grande importância, pois determina quanto adubo há na solução (quantidade de íons). Quanto mais íons tivermos na solução, maior será a condutividade elétrica, e vice-versa. Há um aparelho que mede a condutividade: o condutivímetro. Na utilização desse aparelho, as medidas ideais da solução ficam na faixa de 1,5 a 3,5 miliSiemens/cm, que corresponde a 1.000 à 1.500 ppm de concentração total de íons na solução. Valores acima dessa faixa são prejudiciais à planta, podendo cessar o crescimento e até mesmo a morte das plantas. Valores inferiores indicam a deficiência de algum elemento, embora não se saiba qual e em que quantidade. A resposta só pode ser obtida com a análise química laboratorial da solução nutritiva.

pH de solução nutritiva:

O pH da solução nutritiva é muito importante no cultivo em hidroponia pois as plantas não conseguem sobreviver com valores abaixo de 3,5. As plantas têm o seu desenvolvimento máximo entre pH 5,5 a 6,5.

Esses fatores citados acima, sofrem variações durante o desenvolvimento das plantas em hidroponia. Por isso dever ser monitorados e corrigidos frequentemente.

medir-ph-150x150

Como monitorar esse fatores: 

Monitorar o nível da solução nutritiva:

A solução é consumida pela planta e diariamente observa-se uma redução do seu volume no tanque de solução. Esse volume deverá ser reposto todos os dias não com solução nutritiva e sim com água pura. Pois as plantas absorvem muito mais água do que nutrientes e como a solução nutritiva é uma solução salina a reposição diária com solução leva a uma salinização deste meio, chegando a um ponto que a quantidade de sais dissolvida é maior do que as raízes podem suportar. Se isto ocorrer as plantas cessam seu crescimento, devido não a falta de nutrientes, mas a um potencial osmótico muito elevado no sistema radicular.

Monitorar o pH da solução nutritiva:

Durante o processo de absorção de nutrientes as raízes das plantas vão alterando o pH da solução nutritiva. Esse pH significa a acidez ou basicidade da solução nutritiva. As plantas têm o seu desenvolvimento máximo entre pH 5,5 a 6,5 e à medida que elas crescem elas alteram esse pH da solução nutritiva. Por essa razão diariamente após completar o volume da solução com água o pH da solução deve ser medida. Se estiver fora desta faixa de 5,5 a 6,5, ele deverá ser ajustado com ácido se estiver acima de 6,5 e, com base caso esteja abaixo de 5,5.

Monitorar a condutividade elétrica da solução: 

Aparelho para medir a condutividade da solução

Conforme as plantas crescem os nutrientes da solução vão sendo consumidos e esta solução vai se esgotando. Chega a um ponto que a solução não consegue mais fornecer os nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. Nesse ponto a solução deve ser trocada. Um dos maiores problemas é saber quando esta troca deve ser realizada.

Uma solução que contêm sais (nutrientes) tem a capacidade de conduzir a corrente elétrica. Essa capacidade de condução da corrente elétrica é tanto maior quanto maior a concentração de sais dissolvidos na solução. Assim através da redução na condutividade elétrica é possível saber quando é necessário fazer a troca da solução nutritiva. Para saber a concentração de nutrientes a maneira mais fácil e simples é usar um condutivímetro.

Artigo visto em: www.tudohidroponia.net

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *